top of page

Gotas de Sabedoria

selo-de-salomao.jpg
O que é um templo Maçônico?

 

Templo é o local onde se realizam as reuniões regulares das Lojas Maçónicas. Essas reuniões, nos seus primórdios, não eram feitas em local específico. A partir de construção do Freemason's hall, na Inglaterra, em 1776, as reuniões ganharam um local fixo. Muitas Lojas, em função do tamanho de seu quadro, utilizam as instalações ou templos de outras lojas.

O que é um rito?

O Rito é um corpo de normas que regem os trabalhos de uma Loja, quando em reunião regular

Quem é o Chefe da Maçonaria?

A Maçonaria não tem um chefe propriamente dito, mas cada Grande Loja é presidida por um oficial denominado Grão Mestre, eleito periodicamente pelo povo maçônico da jurisdição da própria Grande Loja. Dentro da jurisdição da sua Grande Loja, o Grão Mestre é a autoridade máxima.

O QUÊ SE APRENDE AO SE ENTRAR PARA A MAÇONARIA?

 

Os maçons aprendem os seus preceitos em reuniões, que seguem liturgias, herdadas dos usos e costumes dos antigos (medievais) construtores de catedrais, utilizando como meio de transmissão dos seus ensinamentos, os símbolos e as alegorias dos antigos pedreiros. Entre outras coisas, nas Lojas maçônicas aprende-se a amar a pátria em que se vive, a se submeter às leis e às autoridades legalmente constituídas e considerar o trabalho como um dever essencial ao ser humano. A Maçonaria ensina e pratica os princípios e os ideais da decência, honestidade, gentileza, honradez, compreensão e afeto.

ksvialtar.jpg
maccca7onaria.png
A MAÇONARIA É UMA SOCIEDADE SECRETA?

 

Sociedades secretas geralmente são definidas como organizações desconhecidas do público e cuja existência seja escondida. A Maçonaria, por outro lado, é bem conhecida e orgulha-se de demonstrar a sua existência. Os seus Templos e as suas Lojas são facilmente identificados e muitos deles figuram nas listas telefônicas . Muitos de seus membros costumam usar anéis, distintivos de lapela, alfinetes de gravata que os identificam como maçons. Freqüentemente os maçons participam ativamente junto à sua comunidade em trabalhos assistenciais. Finalmente, algumas atividades maçônicas são abertas e acessíveis ao público.

COMO SE FAZ PARA SER MAÇOM?

 

É preciso que o candidato seja indicado por um Mestre Maçom e tenha a sua iniciação aprovada pela Loja. A admissão é exclusiva para Homens. Um Maçom pode notar que alguém tem as qualidades que procuramos, e o propõe para admissão em uma de nossas Lojas. Caso venha a ser aceito pela Loja, a sua admissão será providenciada. Tenha paciência. Esse processo pode demorar algum tempo e nós precisamos ter certeza de que você será um elemento útil á nossa Instituição, assim como você também deverá ter certeza de que sua decisão será benéfica para você e sua família.

É necessário que o candidato prima pela moral e pelos bons costumes.

Nada impede por exemplo que um religioso seja aceito como maçom. O que jamais se verá, no entanto, é um ateu ser recebido na Maçonaria regular, pois um dos princípios básicos para a admissão na Ordem é a crença num Ser Supremo.

estatua_aprendiz_macom_555_1_20191024192
download.jpg
A MAÇONARIA É UMA RELIGIÃO?

 

Não, a Maçonaria não é uma religião, mas defende a existência de um Ser Supremo ou princípio Criador. Uma religião é muito mais complexa, implicando em detalhes como a existência de um plano para salvação ou caminho pelo qual se alcança uma recompensa depois da vida terrena. Implica também numa teologia que tenta descrever a natureza de Deus e divulga a descrição de modos ou práticas pelos quais um homem ou uma mulher podem buscar comunicar-se com Deus. A Maçonaria não faz nenhuma dessas coisas. Apenas abre e fecha os seus trabalhos com uma oração e ensina que nenhum homem deveria começar qualquer empresa importante sem antes buscar apoio espiritual em Deus. Apesar disso, não ensina aos homens como eles devem rezar ou o que devem pedir. Ao invés disso, prega que cada um tem que achar as suas respostas para as suas grandes perguntas na sua própria fé, na sua igreja, sinagoga, templo ou qualquer outro templo religioso.

 

bottom of page